top of page
Search

A importância do Conselho Consultivo

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. Para encarar o mundo dos negócios é preciso ser muito estratégico e persistente. Por conta disso, muitos empreendedores e jovens executivos vêm buscando, cada vez mais, ter um Conselho Consultivo para sua empresa, independentemente do seu porte.


Com a minha experiência profissional, posso dizer que ter esse órgão atuante no seu negócio pode fazer muita diferença. O conselho, que deve ser formado por profissionais de diferentes formações, qualificados, especializados e capacitados, auxiliará na tomada de decisões com maior embasamento, pois tem total conhecimento sobre o assunto, e mostrará ou validará caminhos possíveis a serem seguidos, que resultarão no crescimento e valorização da empresa a longo prazo.


Os assuntos debatidos e analisados são diversos: gente, finanças, marketing, controles internos, estratégias, gerenciamento de crise, entre tantos outros.


Dependendo do momento em que a empresa se encontra, estes conselheiros devem atuar em conjunto com os seus sócios ou gestores. Dessa forma, se torna mais assertiva a identificação das melhores práticas para a administração do negócio, além de ajudar a traçar estratégias que podem contribuir com o desenvolvimento da organização.


O papel deste conselho consultivo é de extrema importância, visto que ele se torna responsável por contribuir com soluções que podem impactar diretamente no crescimento da empresa e também sinalizar possíveis falhas na gestão.


Para o trabalho ser cada vez mais produtivo e eficiente, os membros se reúnem periodicamente com o objetivo de avaliar e analisar o atual cenário da empresa. A partir desses dados, o conselho pode sugerir novas metas que conversem melhor com a realidade do negócio.


Se você tem interesse em formar o Conselho Consultivo da sua organização, busque por profissionais que tenham trajetórias de trabalho diferentes da sua, mas que também compactuam com os seus princípios, para que dessa forma seja possível agregar valor e conhecimento no seu negócio.

Comments


bottom of page