top of page
Search

Assessoria Jurídica x Consultoria Jurídica

Provavelmente, você já ouviu falar em consultoria e assessoria jurídica. Mas sabe diferenciar cada modelo de trabalho? Muitas pessoas podem se confundir com os conceitos, uma vez que ambos são oferecidos como serviços preventivos.

Porém, cada um tem as suas particularidades e finalidades, servindo à empresa de maneiras diferentes. Para compreender melhor o papel de cada um, irei explicar de forma breve e objetiva.


Consultoria jurídica: o advogado atuante como consultor jurídico orienta questões pontuais da empresa. Para esse tipo de serviço, o profissional precisa compreender o problema do cliente e apresentar soluções jurídicas.


A consultoria tem como objetivo identificar os possíveis transtornos, desenhar estratégias para solucionar os casos e ajudar no processo de tomada de decisões.


Vale ressaltar que a contratação deste serviço não tem como escopo a atuação do advogado de forma prática no dia a dia da empresa, o seu único dever é mostrar o caminho a ser seguido e as ações necessárias para tal objetivo.


Assessoria jurídica: o assessor jurídico tem como principal dever oferecer assistência profissional ou técnica. O advogado prestará auxílio ao cliente podendo atuar desde o início de um projeto até a sua implementação de fato.


Aqui, o profissional poderá exercer a sua função de maneira operacional. Ou seja, ele ficará responsável por identificar o problema, propor medidas e estratégias, além de ajudar na execução.


Para exemplificar, quando uma empresa contrata uma assessoria jurídica, ela terá um advogado para administrar e tomar providências para a representação e a defesa da organização na esfera administrativa ou em juízo.


Em suma, a principal diferença entre assessoria e consultoria está nas ações do dia a dia. Enquanto o consultor apresenta soluções, mas não atua de fato na execução, o assessor trabalha diretamente na execução de suas ideias e soluciona os problemas identificados.


Ambos os serviços têm suas vantagens. Você precisa analisar a real necessidade da sua empresa e identificar o que faz mais sentido para você.

bottom of page