top of page
Search

Lições valiosas que aprendi com o futebol

O futebol é uma das minhas grandes paixões desde criança. Lembro de quando eu encontrava meus amigos e colegas na escola e na época de faculdade, para as partidas, e atuava como um dos zagueiros do time, sempre pensando na defesa da equipe. Para auxiliar nas jogadas, eu permanecia em completa comunicação com os jogadores: fazia sinais com as mãos, conversava, dava instruções.

Confesso que esses comportamentos me acompanham até hoje. Reconheço que meus tempos de jogador me trouxeram mais garra, determinação e motivação e ajudaram na minha formação profissional.


Aliás, os esportes podem nos oferecer lições valiosas quando se trata da carreira no trabalho. Os aprendizados em campo podem e devem ser repetidos na nossa jornada enquanto trabalhadores e empreendedores.


O futebol, em específico, vai muito além do jogo. Eu, na posição de zagueiro, precisava exercer meu senso de organização, liderança e manter um bom posicionamento e tantas outras habilidades.


Veja bem: para um time se manter focado e preparado para conquistar a vitória, o treinador precisa motivar os jogadores e incentivá-los a não desistir, independentemente do resultado final, não é mesmo?


Essa mesma motivação deve se fazer presente no ambiente profissional, visto que um bom líder é aquele que valoriza, incentiva e reconhece seus colaboradores, fazendo com que assim seja possível ter resultados melhores.


Listei algumas lições que aprendi jogando bola e agora compartilho com vocês:


  • Ter atitude: como havia dito anteriormente, eu permanecia em contato direto com os jogadores do meu time (e muitas vezes, com os jogadores do time adversário). Sinalizava, acenava e incentivava a todos. Nos negócios, essa característica se assemelha a criação de oportunidades e a superação de desafios.

  • Manter o foco e a disciplina: se está em busca de crescimento profissional, você pode se inspirar nos atletas e cultivar essas características no seu cotidiano.

  • Promover o trabalho em equipe: assim como nos campos e nas quadras, o trabalho em equipe pode fazer toda a diferença no desenvolvimento profissional. Um time unido e colaborativo pode superar as expectativas e alcançar ótimos resultados.

  • Dar feedbacks: quando um jogador está com um baixo desempenho, o treinador passa um feedback e sinaliza os ajustes que precisam ser feitos. Esse mesmo comportamento pode ser adotado entre os líderes e seus colaboradores. Dessa forma, o trabalho tende a ser mais produtivo.


Empenho, dedicação e determinação fazem a diferença dentro e fora dos campos. E pra você: qual foi a lição mais valiosa que você aprendeu no esporte e levou para a vida?

bottom of page